Os santos são exemplos a seguir por seus feitos efetivamente dignos em prol da humanidade.
Mas, infelizmente, ter um "Dia Santo" nunca foi para todos os humanos nem com a fiel ajuda dos santos do dia.
"De alhos para bugalhos", dia vinte e sete de fevereiro é o dia comemorativo da minha categoria profissional no Brasil, no entanto, não é o dia do nosso santo protetor, São Mateus, que exerceu a mesma profissão que nós, eu e todos meus colegas de trabalho.
Coincidentemente, ou talvez, no embalo das homenagens do dia fiz um comentário numa poesia, do nobre mestre poeta Marcus Rios, cujo teor expressou muito do trabalho que, por longo período da minha vida, executei com honra e muito amor.
Nesse ensejo, resolvi compartilhar com todos esse inspirado (por meio da poesia) texto da consciência profissional:
É verdade, Marcus, quantas crianças e quanta gente passa toda sorte de necessidade em um país tão naturalmente rico quanto o nosso.
O Brasil é um país classificado como subdesenvolvido exatamente pelas condições desumanas que vive parcela de nossa gente.
E não é por falta de dinheiro, pois nosso país tem uma arrecadação tributária alta; mas, sim, por falta de princípios éticos e morais de nosso governo e políticos que tratam a riqueza da Nação como se fosse patrimônio de suas próprias empresas.
A lei orçamentária anual é sempre violada. Os princípios da contabilidade pública são totalmente desrespeitados. E no final, créditos e débitos não se conjugam nas prestações de contas. Todos fazem vistas grossas, milhões a milhões, das receitas vão para "seus bolsos pessoais" (governantes e políticos) e as despesas crescem nas contas públicas.
A Alma da Nação tem que mudar, fazer transitar essa energia da desonestidade e ganância que o país tem como princípio desde o início de sua atividade (considerando os primeiros aportes de estrangeiros no descobrimento do nosso país, poucos vieram na intenção de construir uma nova nação, um novo lar, um lugar especial para ficar. A maioria veio e ainda vem pensando em explorar).
Os Retirantes - Cândido Portinari (1903 - 1962)
Para o texto: CRIANÇA DESNUTRIDA
De: Marcus Rios
GRATIDÃO!
Projeto colorindo a comunidade